domingo, 28 de fevereiro de 2010

Teatro como ferramenta estratégica pedagógica

Começo com a declaração do ator, diretor e autor teatral Marcello Caridade "É preciso entender que fazer teatro para criança é bem mais complicado que fazer para o adulto, pois é uma 'dramaturgia' que não vai só entreter, mas também educar, informar."


O teatro explorado como ferramenta pedagógica requer a sensibilidade de quem for utilizá-la.


O objetivo não é simplesmente entreter, vai muito além. De posse dessa ferramenta o educar se depara com infinitas possibilidades positivas. 


Com um pouco de criatividade (artifício nato do educador) é possível informar, disciplinar, valorizar e divertir toda a turma.


Com a minha vivência de teatro escola e com o compartilhamento de experiências com os meus colegas educadores, percebo a importância do teatro no cenário educacional.


Fazer teatro, apresentar teatro, ensinar teatro, assistir teatro não para por aqui.


Inserir as crianças nesses "teatros" é fundamental. Por isso faço questão que todas as minhas peças sejam interativas. Permitir a participação das crianças me ensina, me engrandece. Ao mesmo tempo que me desafia, me dignifica. Pois nestes momentos tenho a real certeza de que a mensagem que estou passando está sendo compreendida, está tendo importância na vida daquele ser que o futuro aguarda com expectativa.


Fazer teatro escola é contribuir socialmente para a formação de novos cidadãos.


Nada contra ao teatro meramente infantil, comercial, mas o meu fazer teatral não me permite utilizar esta grande arte apenas como entretenimento. Eu preciso de mais, eu quero mais.


Por depoimentos, bate papos e vivência, conheço o ambiente escolar, a eficácia da utilização do teatro para incentivar o trabalho em equipe, o respeito ao próximo e a si mesmo, a disciplina, a auto confiança e principalmente o incentivo a leitura e pesquisa.


Em sala de aula é possível "fazer teatro", criando espaço para todos. Para os que querem atuar, escrever, dirigir, produzir, criar figurinos... Sem imposição de cargos e tarefas e bem democraticamente divididas, a criatividade flui e a energia é canalizada para um único destino: a arte.


Podemos utilizar o teatro para ensinar matérias curriculares bem como valores morais e cívicos.


Quanto a utilização da ferramenta fica a critério do educador. Eu proponho começar levando os alunos para assistirem uma peça de teatro com algum conteúdo informativo. Caso seja um tradicional clássico, faça com que o objetivo seja: ler o livro da referida peça e recriá-la com toda a turma.




Jogos lúdicos é uma excelente alternativa para inserir o teatro na sala de aula.




Deixo uma dica de livro: http://www.artenaescola.org.br/livros_detalhe.php?livro=228



Deixo um link de uma escola que utiliza a ferramenta:  http://escolaacm.com.br/acm/?q=node/71

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário. Obrigada.